terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Prestigiando SP

Não posso deixar passar em branco aqui no blog, o aniversário de São Paulo. Com 457 anos, a cidade está na mídia direto. Uma hora é poluição, outra é violência, depois enchente, trânsito, e por aí vai. Nem no dia do aniversário dão trégua, pelo contrário, é aí que aproveitam pra falar. Mas, pra mim, apesar de tudo que mostram por aí, e já tive oportunidade de ver, é uma cidade problemática, mas linda.
Não me entendam mal os curitibanos, não quero comparar. Meu orgulho curitibano é enorme. Porém, no meu coração também há lugar pra SP, cidade de boa parte da minha família e que, por esse motivo, visito com certa frequência.
Mas, se o anivesário de São Paulo foi debatido, o aniversário do Mercado Municipal de São Paulo passou meio batido. Isso mesmo. O Mercadão faz aniversário no mesmo dia que sua cidade. São 74 anos e eu imagino quantas histórias. São tantas pessoas que passam lá por dia, pessoas de todas as idades, todos os lugares. As histórias também estão do lado de fora. Os prédios que o rodeia, as pessoas que se alimentam daquilo que é rejeitado pelos comerciantes. Sempre penso que tudo isso daria um livro incrível.
Acho, que além de toda a diversidade de produtos que há no Mercadão, isso é o que mais me atrai: as pessoas. Uma vez, numa fila gigantesca do pastel de bacalhau, eu e meu pai começamos a conversar com uma mulher, ela estava fascinada com o Mercado, falou que nunca tinha ido lá. De onde ela era? Da capital. Explicou que morava perto do Mercado há mais de 30 anos e nunca tinha colocado os pés lá, enquanto eu, que moro há 6 horas de distância, vou, às vezes, mais que uma vez por ano... Ela não deve ser a única. Em São Paulo deve ser gigante o número de pessoas que nunca foram ao Mercado Municipal, ao Ibirapuera, Museu do Ipiranga... Algumas por falta de oportunidade, outras por falta de vontade. Mal sabem elas o que estão perdendo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário