segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Hooligans

Hooligas é um filme sobre torcidas organizadas de Londres. Foi dirigido por Lexi Alexander e lançado em 2005. Além disso, conta a história de Matt Buckner, um estudante de Jornalismo que é expulso injustamente da Universidade de Harvard, dois meses antes de se formar.
Esse filme, pra mim, tem história. Tantas pessoas diferentes, em épocas diferentes, o indicaram para mim. Mas, por algum motivo, eu sempre o deixei para depois. Sempre preferia assistir algo menos sangrento, menos violento, até que, finalmente me rendi. Depois de 5 anos, eu resolvi ver o que esse filme tem de mais, para todos gostarem tanto.
Sinceramente? Não sei muito bem. Embora eu o tenha considerado mais leve do que imaginava, o filme não tem nada de diferente do que podemos imaginar ao se tratar de torcidas organizadas: um fanatismo louco que gera muitas mortes e brigas para os envolvidos e até pra quem não tem nada a ver com a história. Se bem, que eu acho que essa é uma análise superficial. O filme nos mostra muito além das mortes e do sangue. Mostra, realmente uma paixão e um companheirismo. Se é loucura ou não, aí já é outra conversa.
Mas talvez seja esse o ponto. Talvez por nos apresentar o sentimento dos torcedores fanáticos, é que as pessoas, e eu, gostamos tanto do filme. Só a violência, a rivalidade seria pouco, mas a parceria das pessoas dentro da torcida, outros que resolvem abandonar tudo aquilo, porque sabem que não dá para conciliar com uma "vida normal"... Tudo isso torna o filme incrível.
Além disso, devo comentar que além das várias indicações, outro atrativo foi o fato do protagonista ser um jornalista. E chega ser engraçada a repulsa que as torcidas têm para com os jornalistas.
Eu sempre soube que existe o Hooligans 2 e há pouco tempo descobri que há também o 3, mas acho que ainda levarei alguns anos para dar continuidade à história. Até porque, o 2 não foi tão elogiado quanto o primeiro.
Pois bem, para finalizar, deixarei um trecho do filme. A melhor parte, aliás. O deixo pela música, que é ótima e ficou muito boa com todo o drama do momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário