sábado, 26 de junho de 2010

Julie & Julia

       Ontem assisti ao filme Julie & Julia. Ele foi lançado ano passado e não tem nada de muito surpreendente: é daqueles draminhas que na primeira cena já conseguimos prever qual será o final. Mas mesmo assim, eu adorei.
       Meryl Streep e Amy Adams contam sobre a vida de Julia e Julie. A história é baseada em fatos reais e fala sobre duas mulheres que tiveram a vida transformada pela culinária.
       Julia Child viveu em Paris, em 1946, e dedicou-se à culinária para ensinar as mulheres norte-americanas "sem-empregadas" a cozinhar e mais tarde escreveu o livro Mastering the Art of French Cooking com 524 receitas.
       Julie Powell viveu (e ainda vive) em Nova York, em 2002. Ela, prestes há completar 30 anos, tinha um marido incrível, morava em cima de uma pizzaria, e quando mais nova tinha o sonho de ser escritora, mas acabou trabalhando como uma "funcionária pública comum tentando lidar com as consequências do 11 de setembro", e não era feliz. Como cozinhar era algo que lhe trazia alegria e sua "musa inspiradora" era Julia Child, seu marido a incentivou a fazer todas as receitas do livro de Julia no prazo de um ano e conforme fizesse as receitas, publicaria em um blog.
       Julie aceitou o desafio, "arriscando seu casamento, seu emprego e o bem-estar de seu gato" e cumpriu com sua meta - mesmo pensando em desistir no meio do caminho. E conforme ela ia fazendo as receitas e postando, ela ia tornando-se famosa e conquistando mais leitoras.
       Foi aí que eu me identifiquei. Pensei imediatamente no Pitacos Pertinentes. Assim como Julie, eu sou uma anônima com alguns poucos leitores e me pergunto se as pessoas lêem, se gostam e se identificam com o que escrevo, e espero que daqui um tempo, aconteça comigo o que aconteceu com a personagem: que a popularidade aumente, que eu cative pessoas e essas me admirem por aquilo que posto. Quem sabe um dia, por meio do meu blog, eu também realize o meu sonho?
      Depois de ver o filme, eu fiquei ainda mais animada com o blog e me deu até vontande de cozinhar, pegar o caderno de receitas da minha mãe e fazer tudo que tem lá. Mas talvez eu pule algumas receitas, como as que eu tiver que cozinhar lagostas vivas ou desossar patos.

"Obrigada a todos!
E sabem o que mais?
Bon appétit."

Nenhum comentário:

Postar um comentário