sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Por uma tv melhor


No dia 09 de dezembro de 2009 estreou a minissérie Capitu, na Globo. Eu me apaixonei, por vários motivos. Primeiro, porque era baseada na obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, história e autor que eu gosto bastante. Segundo, porque a forma como foi elaborada a história a deixou linda, tudo dentro de um teatro, várias coisas do cenário foram criadas apenas com um giz de quadro negro: simples e encantador. A trilha sonora e a fidelidade da minissérie para com o livro se manteve no decorrer de toda a história. Enfim, várias coisas me atraíram, mas o que mais me chamou atenção é que era algo diferente para televisão. Uma coisa mais elaborada, mais artística. Nós, telespectadores, merecemos isso.
Depois de Capitu, nunca mais vi nada na televisão de canal aberto que me agradasse e me encantasse tanto, mas acho que há um certo esforço.
Recentemente passou Afinal, o que querem as mulheres? embora eu só tenho pegado uns trechos, acho que tinha uma proposta visual, sonora e enfim, tudo parecia mais pensado, mais atraente mesmo. Na minissérie As Cariocas, a qual assisti alguns episódios, eu achava muito legal a voz do narrador todo sedutor, que dava ênfase à história.


O mesmo pode-se dizer de Amor em 4 Atos, que tinha o tal narrador e que eu achei genial uma minissérie inspirada nas canções de Chico Buarque. É uma forma de levar cultura para o povo. Afinal, Chico não aparece por aí, não vai ao Domingão do Faustão, mas merece (Ele merece ou as pessoas merecem? Enfim...) que as pessoas entrem mais em contato com suas produções.
E por fim, o que me fez escrever sobre as tais minisséries: Aline. Assisti ao episódio dessa terça-feira e sinceramente achei o enredo fraco, porém é todo trabalhado. O cenário é cheio de arte urbana; o figurino todo moderninho com umas roupas coloridas, incríveis; a trilha sonora, com direito a Little Joy!


Embora tenha muito o que melhorar, acho que nem tudo está perdido na televisão brasileira.
E... não, eu não estou recebendo nada da Globo por citar suas minisséries. hahah

Nenhum comentário:

Postar um comentário