Rio de Janeiro, 27 de março de 1960, nasce um dos maiores cantores e compositores do Brasil: Renato Manfredini Júnior, o Renato Russo.
Embora seja conhecido principalmente pela banda Legião Urbana, em sua adolescência, quando morava em Brasília, teve sua primeira banda de rock, o Aborto Elétrico. Na banda, que se formou em 1978, estavam, além do Renato, os irmãos Flávio e Felipe Lemos (atual integrantes do Capital Inicial) e André Pretorius. Várias músicas conhecidas do repertório do Legião e do Capital foram regravações do Aborto Elétrico, como Ainda é Cedo, Fátima, Geração Coca-Cola, Que País é Esse? e Veraneio Vascaína.
A banda durou apenas 4 anos, por desentendimentos de Renato Russo e o baterista Fê Lemos. Segundo Fê, ele arremessou uma baqueta na cabeça de Renato, após ele errar a letra de várias músicas em um show. Renato ficou bravo e falou que não queria mais cantar no quarteto.
Seguiu então em carreira solo durante alguns meses, até a formação de uma das maiores, melhores e bandas consagradas do rock brasileiro, a Legião Urbana.
A primeira e única apresentação da banda como um quinteto foi em 5 de novembro de 1982, em Minas Gerais. Depois, alguns integrantes saíram e foram substituídos. Foi nesse período que o Dinho Ouro Preto teve uma pequena pequena participação na história da Legião como guitarrista. As mudanças na banda se encerraram quando se tornou um trio, formado por Renato Russo, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos.
Com essa formação e após um show no Circo Voador, no Rio, em 1983, a banda começou a ficar conhecida por suas músicas que criticavam a política do país e pelas belas letras de amor. Entre álbuns de estúdio, ao vivo e coletâneas, a banda lançou 16 álbuns.
No dia 11 de outubro de 1996, Renato Russo morreu devido a uma complicação causada pelo vírus HIV. Seu corpo foi cremado, e as cinzas jogadas sobre o sítio do arquiteto Roberto Burle Marx. No dia 22 de outubro foi decretado por Bonfá e Dado o fim oficial da Legião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário