terça-feira, 29 de março de 2011

Curitibanidade


O planalto é raso
O passado é tropeiro
O verde do dinheiro
A vanguarda do atraso
O carnaval é vazio
A coxa é branca
A meretiz é santa
O verão é o frio
O aeroporto é São José
O "R" é "Bareirinha"
A casa, não na minha
Que ser fechada é o que é
O bicho é a gralha
O herói é o do óleo
A calçada é linóleo
O Paiol é a palha
Reitoria é rampa
Santos Andrade, escada
Ópera de Arame farpada
A capital da província é Sampa
A comarca é quinta
A flor é o pinhão
O Guaíra é o saguão
O Poty é a tinta
Favela é trezentas
Pele polaca é mentira
Urbano é caipira
E a tradição inventa
O morador não é daqui
Mas a Felicidade é Santa
O epuc é a raíz da planta
A iguaria é o pierogi
O Champagnat é o Bigorrilho
Conversa de elevador dá medo na gente
O sotaque diz leitE quentE
E o piá é o filho
Perigo é a calçada
Batel é a quinta avenida
Graciosa é estrada
Mimosa, fruta preferida
Silva Jardim é a ida
Visconde o retorno
O olho gigante é um forno
O mate, história e bebida
Litoral é Santa Catarina
A festa é da uva
Primeiros socorros é ter guarda-chuva
Manhã de inverno é geada e neblina
Casa China é onde se acha
A Boca é Maldita e nunca se cala
Zequinha é a bala
E o biscoito é a bolacha
Araucária é o serrote
A rua é a XV
O festival é o Fringe
O vampiro é o mascote
Cine é o que se bebe
O poeta é o bigode enorme
A indentidade é o velho sobrenome
Todo o resto somos plebe
Ser melhor na teoria é o karma
O topete ainda é pequeno
O futebol são três, mas parece menos
O penal é onde eu guardo a minha arma
O tubo às seis é cheio
A salsicha é a vina
A determinante é o clima
A canaleta, o caminho do meio

(Conceitos - Lívia e os Piá de Prédio)


Pra mim, poucas coisas definem tão bem Curitiba e os hábitos curitibanos, quanto essa composição da banda Lívia e os Piás de Prédio. Por meio dela, faço minha homenagem ao aniversário de 318 anos da cidade que tem um clima chato, não tem lugar para realização de shows internacionais e nunca tem as coisas legais que têm em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas que é muito mais que minha cidade natal, é a cidade em que eu cresci, é a cidade do meu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário