quinta-feira, 19 de julho de 2012

365 dias de motivação

      Confesso que adoro uma história de superação e de meta alcançada. Tão legal ver que existem pessoas no mundo que lutam com todas as suas forças pra ir atrás de seus ideais. Vontade de juntar dinheiro, vontade de emagrecer, vontade de viajar, de ficar solteira, de praticar o desapego, qualquer coisa. Tem gente que é tão determinada que chega a dar inveja. 
      Eu acho que gosto tanto dessas histórias porque tento ser assim e não consigo. Quem sabe que de tanto ver não acabo conseguindo ser motivada assim também? Ainda falta muito. Sempre que penso que “essa é a última vez que vou fazer isso”, me rendo e faço exatamente a mesma coisa, no mais tardar, no dia seguinte. Ou então “agora só vou comer isso uma vez por semana”, sem nem me dar conta já estou no pecado outra vez. Falta-me força de vontade. 
      Mas, como eu disse, tem gente que é motivada. E como uma estratégia para se manter forte com a missão, ou como um meio de ajudar outras pessoas a terem a mesma atitude, criam blogs para testemunhar, registrar, compartilhar aquilo pelo que está passando. Não estou falando de blogs que tem a função de  "meu querido diário", em que as pessoas usam para desabafar e contar do dia que tiveram. Não. Estou falando daqueles em que as pessoas traçam uma meta a ser comprida em um ano e a cada dia, surge um novo post. Acho a ideia genial, às vezes nem é história de superação, mas não importa. Está na minha lista de coisas pra fazer na vida ter um blog assim. 
      Aqui no PP já comentei sobre um blog criado em 2010 para mostrar as coleções de uma americana que a cada dia do ano, postava a foto de uma coleção diferente. Depois que os 365 dias passaram, a ideia foi parar nas páginas de um livro com o mesmo conceito do blog, em que cada dia era marcado por uma página.
       Já comentei também sobre o filme Julie & Julia que conta a história real de Julie Powell, que mantinha um blog em que cada dia do ano publicava uma receita tirada do livro Mastering the Art of French Cooking escrito por Julia Child, a "musa inspiradora" da blogueira. Acho o filme e a história uma graça e por mais que eu não tenha muitos dons para cozinhar, penso que um dia que eu tiver uma cozinha pra chamar de minha, vou querer me aventurar em algo assim. Tá, tá bom, talvez uma receita por semana, pra não ser muito pretensiosa.
       Mas, na verdade, o porquê de eu estar falando tudo isso é porque ontem eu descobri um blog chamado Um ano sem Zara. O nome chamou a minha atenção, porque eu adoro a Zara e gasto boa parte do meu salário lá. Logo que entrei no blog percebi que tinha chegado atrasada. A missão de um ano sem Zara já tinha chegado ao fim no começo de março. Mas mesmo assim, o blog não perdeu a graça. Dei uma olhada nos posts mais novos e corri pro arquivo pra achar o post de número um com a explicação do nome e da meta a ser traçada.
       Descobri a história da Jojo, uma compradora compulsiva, que tinha um guarda-roupas abarrotado de coisa e uma conta que vivia no vermelho. A ideia foi de ficar um ano sem comprar roupas e sapatos - embora o nome do blog fale da Zara, o objetivo era ficar longe de todas das lojas - e a cada dia do ano postar uma foto com um look que ela conseguisse montar com o que já tinha. 
       Os resultados foram vários posts com roupas legais; uma conta no banco recuperada e até com uma poupança; a descoberta de várias outras pessoas que se identificaram com ela e começaram a apoiá-la e a buscar apoio no blog; e, principalmente, ela aprendeu a ser uma compradora contida. Hoje o nome do blog ganhou um adicional: Um ano sem Zara - Como voltar às compras e não entrar no buraco


    

Jojo e suas produções

 ao longo do ano sem Zara

Nenhum comentário:

Postar um comentário