sexta-feira, 16 de setembro de 2011

1.000 dias para o que está por vir

     Tem dia que eu estou sem saco para telejornal e passo o dia desligada dos acontecimentos (eu sei, sou uma péssima jornalista), mas tem dias que eu estou inspirada para ver. Hoje foi um desses dias, nem sei quantos vi, e em todos tiveram uma pauta em comum: 1.000 dias para começar a Copa do Mundo no Brasil. 
     O primeiro lugar que ouvi sobre isso foi no Globo Esporte. Eles produziram uma reportagem especial sobre o que está por vir até tudo ficar pronto e também o que aconteceu 1.000 dias antes das copas anteriores. 
     Quando o tema é Copa no Brasil o assunto é sempre o mesmo: faltam três anos e as obras estão superatrasadas; três anos é pouco tempo para o tanto de coisa que têm que ser feitas; não conseguiremos cumprir o prazo. Eu tento ser otimista, mas tenho um pé atrás se realmente conseguiremos. 
     No entanto, o que eu pensava hoje enquanto assistia as várias reportagens sobre isso, foi que, ao mesmo tempo que 1.000 dias seja pouco para construir e adequar um campo de futebol, arrumar e aumentar os aeroportos, construir e pôr para funcionar os metrôs, 1.000 dias também é bastante tempo. 
     Há 1.000 dias atrás, nem Michael Jackson, nem Amy Winehouse haviam morrido; a moda era outra, assim como as músicas que tocavam no rádio, as novelas que passam na tv, as séries que eu assistia. Há 1.000 dias atrás eu ainda estava no Ensino Médio, não conhecia muita gente que conheço agora, não sabia muita coisa que sei agora - inclusive dirigir. 
     E, da mesma forma que muitas coisas aconteceram de 1.000 dias até hoje e mudaram o rumo da história e da minha vida, infinitas coisas também podem e vão acontecer até esses 1.000 dias passarem e a Copa do Mundo ser oficialmente iniciada no Brasil. 
     Primeiramente que teremos que passar ilesos ao fim do mundo de 2.012, depois vem as novas histórias. Eu já terei me formado na faculdade, estarei trabalhando. Eu conhecerei novas pessoas, novas músicas, novos cantores e novas séries. Terei entrevistado muitas pessoas diferentes e saberei novas histórias. Alguns famosos vão morrer, outros vão aparecer. O Rock in Rio de 2011 já terá sido superado.
     É a velha história sobre o tempo ser relativo. Pra quem tem que fazer a Copa do Mundo acontecer no Brasil, 1.000 dias passarão com o piscar do olhos, mas, para quem espera ansioso para ir ao primeiro jogo da Copa do Mundo de sua vida, 1.000 dias será uma eternidade. 
     Estou comentando isso no blog, porque quis compartilhar o meu momento de reflexão com outras pessoas, porque nós pensamos o que queremos ter, mas não pensamos se teremos ou no prazo que teremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário