segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Osso duro de roer

Fui ao cinema ver "Tropa de Elite 2 - O inimigo agora é outro" e saí com o estômago embrulhado com tanta morte e sangue, e ainda mais revoltada com a situação do nosso país. Porém não vou discutir nesse post sobre a polêmica que o filme envolve sobre a máfia do sistema, ou o porquê do Rio de Janeiro nunca se libertar do tráfico. Quero comentar apenas sobre outro aspecto que também é levantado no filme.
O longa mostra o poder que a mídia tem e o quanto esse poder é importante para mostrar a verdade para a população, orientá-la e, no caso da história do filme (ou não só do filme), denunciar os políticos e policiais que estão agindo ilegalmente, mas muitas vezes, esse poder é desprezado, já que muitos jornais contam com publicidades e colaborações do governo.
Tainá Muller como a jornalista Clara
Porém, enquanto tem um editor que não se interessa em levar a informação verdadeira à população, o filme apresenta Clara, interpretada pela atriz Tainá Muller, uma jornalista movida pela busca da verdade e vontade de desempenhar sua função de levar a notícia sobre as milícias atuantes no morros cariocas. O seu fim e o do fotógrafo que lhe acompanhava (inspirado no caso da jornalista e do fotógrafo do jornal O Dia, que foram sequestrados e torturados na favela de Batam) mostram a realidade de muitos jornalistas que, comprometidos com o seu dever, apuram e investigam os fatos e acabam perdendo a vida por causa deles.
Embora a repórter não tenha conseguido soltar a reportagem no jornal, sua atuação foi de extrema importância para a descoberta das falcatruas que estavam acontecendo. Isso tudo me fez pensar que é uma pena que eu não leve jeito para o Jornalismo Investigativo, porque ele, na verdade, é a essência do Jornalismo, afinal é dever de todo jornalista apurar todas as informações e todas as coisas erradas que acontecem, para apresentá-las para o leitor, telespectador, enfim, e com certeza esse deve ser o tipo de jornalismo mais prazeroso, principalmente quando a reportagem é publicada e o jornalista vê que sua missão de levar a verdade, foi cumprida.
O fotógrafo e a jornalista do filme Tropa de Elite 2

















Obs: depois de tanto tempo, ouvir "Tropa de Elite osso duro de roer, pega um, pega geral..." foi até bom e deu mais expectativa para o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário